Recreação e Lazer: Apontamentos Históricos no Contexto da Educação Física

Parte de Lazer, recreação e educação física . páginas 4

Resumo

Em nossa trajetória acadêmica e profissional na área da Educação Física vimos sendo despertados para a importância e para a necessidade de percorrer as trilhas históricas e aprofundar conhecimentos sobre a recreação e o lazer em nossa realidade, uma vez que são escassas e incipientes as reflexões sistematizadas neste âmbito. Como indicam as palavras de Ariès (1981) na epígrafe acima, nosso interesse pelo passado está estreitamente relacionado com os impasses e com as perspectivas verificados em nosso presente. Compartilhamos com o pensamento de Le Goff (1984, p. 163), para quem “o passado é uma construção e uma re-interpretação constante e tem um futuro que é parte integrante e significativa da história.” A interação passado/presente vem nos possibilitando, assim, discutir e compreender algumas complexas questões presentes nas ações que vimos desenvolvendo, na UFMG, junto ao CELAR.

Arquivo