Recursos Educacionais Abertos

Por: João Mattar.

Educação Aberta Online: Pesquisar, Remixar e Compartilhar.

Send to Kindle


Resumo

A UNESCO adotou a expressão Recursos Educacionais Abertos (REAs) no “Forum on the Impact of Open Courseware for Higher Education in Developing Countries”, em 2002 em Paris. REAs podem ser definidos como recursos educacionais disponíveis livre e abertamente para educadores e alunos. Esta breve definição inicial, entretanto, será revisitada em vários momentos neste livro.

Apesar de parecer uma ideia simples - um autor licenciar conteúdo de uma maneira que explicitamente encoraje o uso e a adaptação, mostrou-se muito poderosa para a criação e o compartilhamento do conhecimento. A expressão “recurso educacional aberto” é bastante abrangente, podendo incluir materiais de aprendizagem em diversos formatos e mídias, desde planos de ensino e de aula, anotações de aulas, textos, livros, testes, imagens, áudios, vídeos, animações, simulações e games, até cursos completos.

REAs devem ter licenças abertas ou estar em domínio público, permitindo assim que qualquer pessoa possa legal e livremente copiá-los, utilizá-los, adaptá-los e re-compartilhá-los. O conceito de REAs pode também incluir as ferramentas e os softwares (geralmente de código aberto) necessários para desenvolver ou oferecer esses materiais de aprendizagem.

Este capítulo apresentará sugestões para pesquisar, avaliar, reutilizar, remixar, criar, compartilhar e licenciar REAs.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.