Recursos Educacionais Abertos na Aprendizagem Informal e no Autodidatismo

Parte de Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas Políticas Públicas . páginas 153

Resumo

O objetivo da educação é aprender, não ensinar. Russel Ackoff 

A maior parte das pessoas tem seus insights e constrói conhecimentos e competências fora da escola, da universidade ou de outros espaços formais de aprendizagem. Se competências fora da escola, da universidade ou de outros espaços formais de aprendizagem. E uma boa parte do que aprendemos na escola, esquecemos rapidamente ou se mostra inadequado, ou obsoleto, em um curto espaço de tempo.

De forma aparentemente paradoxal, uma das maneiras mais eficazes de aprender é ensinar. É sempre quem ensina que apreende e aprende mais, de forma permanente. É aquele aprendizado que fazemos por gostar de um determinado assunto. É aquele no qual nos aprofundamos quando precisaremos dele na prática, para nosso uso diário ou para transmitir para mais alguém que fica indelevelmente "colado" em nossa memória.

Todos já experimentamos os dois lados da moeda: quando somos obrigados a estudar um determinado tema ou matéria para adquirir algum tipo de graduação imposta pelo sistema no qual vivemos, e quando escolhemos aprender algo pelo bel prazer de saber mais sobre aquele assunto. E todos lembramos da sensação que experienciamos em uma e em outra situação.
 

Arquivo