Reflexões Acerca da Busca de Uma Nova Qualidade da Educação: Relações Entre Juventude, Educação e Trabalho
Por Marilena Nakano (Autor), Elmir de Almeida (Autor).
Em Educação & Sociedade v. 28, n 100, 2007. Da página 1085 a 1104
Resumo
No Brasil, a condição juvenil contemporânea é produzida pela recente expansão das oportunidades de escolarização, pela diversidade de vivências e experiências que os jovens produzem em instâncias sociais distintas das instituições tradicionais de reprodução social. A escola que logram acessar não produziu uma qualidade efetiva, pois pauta seu trabalho a partir de representações que pouco têm a ver com os adolescentes e jovens concretos. Assim, no caso brasileiro, é preciso relativizar a máxima de que educação escolar "faz juventude" e considerar que tal ideal da modernidade só será atingido quando for possível combinar a universalização da escola básica e a qualidade que tal condição carrega com a possibilidade dos jovens viverem a integração no universo do trabalho, como experimentação e não como compulsoriedade, a partir de um outro modelo social que garanta os ideais de universalização dos direitos à escola e ao trabalho a todos os jovens. Palavras-chave : Jovens; Educação escolar; Trabalho; Experiência.