Resumo

O estudo objetivou analisar como se manifesta a corporeidade do aluno surdo, através da concepção de corpo, das relações estabelecidas entre corpos ouvintes. A amostra foi composta por alunos surdos e ouvintes do ensino médio da rede estadual de ensino de Chapecó, SC. O instrumento utilizado foi o Grupo Focal, com a possibilidade de qualificar e descrever as opiniões sobre corpo, sobre a participação nas aulas de Educação Física(EF) e as relações entre surdos e ouvintes. A partir das narrativas surgiram as categorias de análise sendo estas corpo, relações corporais e relações com o corpo ouvinte. Percebeu-se que as concepções estão relacionadas ao que se identificou como “corpo diferente”, enquanto característica humana e que estes não veem a surdez como deficiência. Verificou-se que a corporeidade destas alunas, neste momento, não está sendo explorado em todas as possibilidades, ficando limitada a falta de comunicação pela língua, em alguns momentos pelo não posicionamento do professor de EF e mesmo pelas alunas, por acreditarem não poder participar das aulas ou não quererem participar. Percebeu-se a necessidade de uma reflexão sobre a corporeidade dos sujeitos surdos, a qual se estrutura na dificuldade e na falta de informações, deixando de experienciar possibilidades infinitas de movimento corporal.

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