Reflexões Acerca da Pedagogia do Futsal no Ambiente Universitário: Análises a Partir do Discurso do Sujeito Coletivo

Por: Gabriel Dambros.

164 páginas. 2014 26/02/2014

Send to Kindle


Resumo

O desporto é um patrimônio da humanidade e, como tal, integra as atividades desenvolvidas em uma Universidade. Diante de questionamentos relacionados ao papel que o desporto representa nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, investigamos diferentes aspectos referentes a essa temática. O objetivo geral deste estudo consiste em desvelar o desporto no ambiente universitário e sua relação com o papel do treinador como mediador do processo de ensino e aprendizagem da modalidade futsal, como meio de representação universitária competitiva. A pesquisa foi constituída de um estudo de caso, mediante um delineamento qualitativo, utilizando como instrumento entrevistas. Foram compostas por perguntas abertas, visando à exploração do pensamento nas respostas dadas, os sujeitos entrevistados foram os jogadores das equipes de futsal, os gestores da IES escolhida e um ex-treinador da modalidade, sendo todos envolvidos com o desenvolvimento do desporto. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, proposta por Lefevre e Lefévre (2003). Verificamos que os discursos dos jogadores ressaltam a importância do desporto na Universidade como atividade educativa; revelam aspectos importantes para o desenvolvimento das equipes de representação competitiva; e apontam que as ideias defendidas pela Pedagogia do Desporto consistem em diretrizes norteadoras para o desenvolvimento das ações pedagógicas promovidas pelos treinadores. Os gestores e o ex-treinador indicam que o desporto pode contribuir para a formação educacional dos alunos, como também apontam a ausência de um projeto político institucional para atrelar o desporto como meio para auxiliar a formação dos alunos. Na opinião deste pesquisador, as informações encontradas revelaram muitas incoerências entre os discursos e a realidade do desenvolvimento do desporto nessa IES. Nos discursos analisados, foi possível identificar que a Universidade pesquisada apresenta um trabalho relevante para o desporto universitário, porém, não identificamos o desporto como atividade integrante do projeto formativo ofertado pela instituição, fato este que dificulta as ações dos profissionais de Educação Física presentes na IES.

Endereço: http://www.uftm.edu.br/paginas/curso/cod/1428/area/PROGRAMA+DE+POS-GRADUACAO+EM+EDUCACAO+FISICA/t/DISSERTACOES+DEFENDIDAS

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.