Reflexões Sobre a Sustentabilidade e as Transformações Causadas Pelo Megaevento Esportivo Copa do Mundo 2014 no Estádio do Maracanã/rj e Seu Entorno

Por: Elaine Gomes Borges da Silva.

160 páginas. 2015 06/03/2015

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação é voltada ao estudo do megaevento esportivo Copa do Mundo da FIFA 2014 na cidade do Rio de Janeiro/RJ – Brasil. Estudou-se a Sustentabilidade aplicada na Copa do Mundo da FIFA 2014 na região do Maracanã e devido a amplitude que este tipo de evento instala em vários campos e a complexidade de saberes e ações necessárias para encampar tal empreitada, este seguiu o viés de buscar a sustentabilidade prevista nos documentos de planejamento do evento até o resultante no estádio Mário Filho – o Maracanã, uma das instalações das doze cidades sede do evento no país. Para melhor compreensão da estratégia utilizada para o megaevento esportivo, viu-se o surgimento das iniciativas e políticas para a inserção da sustentabilidade e suas diretrizes nos eventos da atualidade; a sustentabilidade no planejamento e organização do megaevento, o papel dos atores envolvidos na realização e alinhamento da estratégia de sustentabilidade até ser abarcada no estádio, nos investimentos e impactos no entorno. Estudou-se assim a sustentabilidade como um norteador na readequação daquele espaço do estádio do Maracanã. 

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19773

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.