Reflexões Sobre o Processo de Seleção e Preparação de Equipes: o Caso da Seleção Brasileira Masculina de Voleibol Infanto-juvenil

Por: Milton Aparecido Anfilo e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.6 - n.1 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o propósito de analisar a estratégia metodológica adotada pelo técnico da seleção brasileira masculina de voleibol infanto-juvenil nos treinamentos no período preparatório da equipe. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas filmagens em vídeo de 45 sessões de treinamentos, sendo 28 em Belo horizonte e 17 em Poços de Caldas. Também foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o treinador da seleção brasileira e a sua comissão técnica. Os resultados da pesquisa indicam que a prática pedagógica do técnico foi fortemente influenciada por concepções metodológicas tecnicistas, desenvolvimentistas e sistêmicas. A mesma foi desenvolvida através da combinação de diferentes metodologias, como as analíticas, sintéticas, estruturalistas, dinâmicas e progressivas. A relação da comissão técnica com os atletas foi harmoniosa e respeitosa. Verificou-se que além dos fatores antropométricos, condicionantes, técnico-coordenativos, tático-cognitivos e psicológicos, os doze atletas que representaram o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude, também foram escolhidos por outras qualidades. Dentre essas qualidades, pode-se citar a capacidade de liderança, o espírito de equipe, a coragem e a determinação. A pesquisa apontou que o processo de preparação da seleção brasileira foi realizado com muita competência, através de uma periodização correta dos treinamentos e uma seleção criteriosa dos atletas, que seguiu padrões internacionais como a altura, força física e recursos técnicos individuais.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3843

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.