Resumo

Este estudo nasce a partir das experiências da pesquisadora como atleta, técnica e como estudiosa da modalidade esportiva Ginástica Acrobática (GACRO), incomodada com a falta de fundamentação teórica específica para sustentar a prática pedagógica desta modalidade, detectada em estudos anteriores. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi compreender como podem acontecer as práticas pedagógicas relativas à GACRO, a partir da literatura, das aulas observadas e dos depoimentos dos técnicos das instituições estudadas, e com isso, apontar diretrizes de uma proposta pedagógica para a GACRO, dialogando com a experiência da pesquisadora. Deste modo, iniciou-se uma ampla revisão bibliográfica sobre a Ginástica, sobre a GACRO e sobre a Pedagogia do Esporte, visando compreendê-los melhor. Ao mesmo tempo, foi necessário estabelecer um “diálogo” com os técnicos de GACRO de destaque no país, para que se pudesse aprender com o seu modus fazendi, por meio da estratégia de pesquisa conhecida como wisdom of practice (SHULMAN, 2000), ou seja, sabedoria da prática. Por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva, foi realizado um levantamento das instituições que oferecem a modalidade no estado de São Paulo, que permitiu selecionar equipes que participaram de festivais e competições das federações e ligas competentes, há pelo menos dois anos (2005 e 2006), por se tratar de uma pesquisa voltada ao contexto competitivo. Em seguida, foram efetuadas observações sistemáticas de pelo menos quatro sessões de treino em cada uma das quatro instituições selecionadas, sendo que as três primeiras tiveram um intervalo mensal entre elas para preservar a compreensão do planejamento semestral e as duas últimas, observações foram realizadas seqüencialmente para resguardar a percepção de continuidade entre as sessões. Ao término das observações, foram realizadas nove entrevistas com os técnicos que ministraram as aulas observadas. Em virtude da magnitude dos dados obtidos, optou-se pela elaboração de uma síntese descritiva de cada instituição, originada do cruzamento das transcrições das entrevistas com os dados advindos das observações. Por meio da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2007), a síntese foi interpretada, gerando 15 categorias, nas quais as discussões e reflexões foram baseadas. Depois, apontaram-se diretrizes de uma proposta pedagógica para a GACRO, sustentadas pelos saberes adquiridos com os técnicos investigados, na literatura e da própria pesquisadora. Conclui-se, então, que o diálogo com os técnicos e com seus ambientes de atuação foi essencial para atingir a compreensão de como ocorrem as práticas pedagógicas relativas à GACRO. Pôde-se constatar que tais práticas apresentam muitas consistências e também diversos aspectos a serem repensados, caracterizando-se como uma área em evolução.

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