Reflexões Sobre a Pesquisa Multicultural na Formação do Professor de Educação Física: Potenciais e Desafios

Por: William de Goes Ribeiro.

Arquivos em Movimento - v.5 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Resumo: O presente artigo discute possibilidades de articulação da dimensão da pesquisa multicultural na perspectiva do professor de Educação Física, analisando implicações para o ensino na escola. O objetivo foi pensar como a epistemologia multicultural pode contribuir na identidade de maneira positiva. Seu eixo principal da interrogação está na dualidade diferença-igualdade na luta contra preconceitos e estereótipos. A pesquisa indica limites e potenciais nas mudanças curriculares numa perspectiva multicultural crítica. Contudo, a prática monocultural é um problema educacional e social que tem raízes históricas. Concluo que é possível pensar um ângulo multicultural na Educação Física. Nesse ponto de vista, uma pista pode ser o papel da pesquisa na Formação do Professor de Educação Física e no currículo.

Endereço: http://vomer2.eefd.ufrj.br/~revista/index.php/EEFD/article/view/19

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.