Reflexões Sobre Possibilidades Para o Desenvolvimento da Cidadania Por Meio da Educação Física no Ensino Médio

Por: , e Valdilene Aline Nogueira.

Pensar a Prática - v.21 - n.3 - 2018

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Resumo

O objetivo desse trabalho foi refletir sobre a contribuição da Educação Física (EF) na formação da cidadania dos alunos que frequentam o Ensino Médio (EM) e, ao mesmo tempo, buscar resposta(s) para a pergunta: “Existe espaço para esse componente curricular no EM após a promulgação da Medida Provisória (MP) no. 746/2016?”. Utilizamos como base para a reflexão duas experiências pedagógicas realizadas por professores de EF em escolas com características diferentes, mas que buscam a formação do pensamento crítico dos estudantes sobre as manifestações da cultura corporal. Concluímos que existe espaço para a EF no EM com o papel de formar pessoas conscientes da importância de práticas saudáveis, da adoção de um estilo de vida ativo e para a consciência cidadã e democrática.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/48130

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