Resumo

As Escolas de Educação em Tempo Integral (EEMTI) possuem, em 2022, mais de 30% do parque escolar da rede pública estadual cearense. No currículo dessas escolas, há uma série de disciplinas que objetivam o desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, os professores que ministram as disciplinas cognitivas possuem parte da sua carga horária no ensino das disciplinas socioemocionais, o que nos leva a indicação: qual a influência do ensino das disciplinas cognitivas no ensino das disciplinas socioemocionais? O estudo tem como objetivo geral identificar a influência do ensino da disciplina de educação física e da área de linguagens e códigos no desenvolvimento das competências socioemocionais. Foram realizadas entrevistas por meio de um roteiro semiestruturado com nove professores das EEMTI de diferentes áreas do conhecimento. O roteiro buscou, dentre outras informações, perceber como o ensino das disciplinas da Base Comum, em especial a Educação Física, da área de Linguagens e Códigos, influencia no desenvolvimento das competências socioemocionais. Os dados coletados, de natureza qualitativa, identificaram que os professores das disciplinas da área de Linguagens e Códigos percebem que o ensino de todas as disciplinas componentes dessa área (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Artes), contribuem positivamente no ensino das disciplinas de natureza socioemocional. Em especial, a disciplina de Educação Física, pela metodologia de trabalho coletivo de forma teórica e prática própria da disciplina, ajuda na maior integração entre docentes e discentes, o que potencializa a aproximação necessária entre esses sujeitos no desenvolvimento das competências socioemocionais. O currículo das EEMTI traz o desafio do desenvolvimento das competências socioemocionais. A partir disso é importante ressaltar que os dados da pesquisa qualitativa revelou que o ensino das disciplinas da área de linguagens e códigos e em especial da disciplina de Educação Física contribuem positivamente para o desenvolvimento das competências socioemocionais em virtude de tal da primeira favorecer a aproximação entre professores e alunos. A pesquisa apresentada serve de caminho para um campo de pesquisa mais amplo que certamente dará respostas que aprimorarão o ensino das competências cognitivas e socioemocionais melhorando a aprendizagem dos alunos.

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