Relação da Qualidade de Vida com Problemas de Saúde Mental em Universitários de Medicina

Por: Anderson Ferreira Guedes, Antonelly Romeiro Galvão Reinaldo, Ariany Cibelle Costa Rezende, Daniela Priscila Azevedo de Oliveira, Francisco Erinaldo Leite Pereira, Rafaella do Carmo Ribeiro, Vinicio Ramalho Rodrigues e Yoshyara da Costa Anacleto Estrela.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.10 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Analisar a relação da qualidade de vida com problemas de saúde mental (estresse, Síndrome de Burnout e depressão) em estudantes de medicina de uma faculdade do interior do Nordeste.MÉTODOS: Estudo de caráter transversal, analítico, com abordagem quantitativa, tendo como local de estudo a cidade de Patos na Paraíba. A amostra final foi composta por 138 alunos do curso de medicina das Faculdades Integradas de Patos (FIP), sendo adotada uma amostra constituída por 77% do universo de pesquisa, conforme critérios de inclusão e exclusão do estudo. Para a coleta de dados utilizou-se instrumentos validados para mensurar qualidade de vida, Síndrome de Burnout, estresse e depressão. As análises dos dados seguiram os critérios estabelecidos em cada um dos artigos de validação.RESULTADOS: A qualidade de vida apresentou correlação negativa com a exaustão emocional (ρ=-0,29; p<0,05), com a descrença (ρ=-0,31; p<0,05), com a depressão (ρ=-0,29; p<0,05) e com as fases do estresse; enquanto se correlacionou positivamente com eficácia profissional (ρ=0,19; p<0,05). Quanto aos domínios da Síndrome de Burnout (exaustão emocional e descrença) observou-se correlação positiva com as fases do estresse. Por fim, os efeitos da depressão na qualidade de vida dos estudantes se sobrepuseram aos demais problemas de saúde mental, possivelmente em função da multicolinearidade (ρ=-2,70; p<0,05).CONCLUSÕES: Os estudantes de medicina apresentam diversos problemas de saúde mental que interferem na qualidade de vida, comprometendo desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades e cuidados com os pacientes.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/7646

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.