Relação do Excesso de Peso e do Percentual de Gordura Elevado com a Aptidão Física Relacionada à Saúde e Pressão Arterial em Escolares

Por: Carlise Felkl Prevedello, Cézane Priscila Reuter, Debora Tornquist, éboni Marilia Reuter, Hildegard Hedwig Pohl, Leandro Tibiriça Burgos, Luciana Tornquist e Miria Suzana Burgos.

Cinergis - v.12 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo


Este estudo transversal tem como objetivo avaliar a relação do excesso de peso e do percentual de gordura (%G) elevado, com os indicadores de saúde somatomotores: abdominal e flexibilidade; e com indicadores de risco a doenças cardiovasculares: pressão arterial sistólica e diastólica, em escolares do município de Santa Cruz do Sul - RS. Constituem-se sujeitos do presente estudo, 98 escolares, de ambos os sexos (51 do sexo masculino e 47 do sexo feminino), com idades compreendidas entre 7 e 17 anos. Os resultados demostram que os escolares classificados na faixa de sobrepeso ou obesidade do índice de massa corporal, quando comparados aos classificados na faixa normal, apresentaram maior prevalência de alterações de pressão sistólica e diastólica, bem como maior frequência de escolares do sexo feminino classificados na faixa de “indicador de risco” na avaliação de força e resistência abdominal. O %G demonstrou maior relação com um desempenho deficitário nas avaliações de aptidão física e também com as alterações de pressão. A frequência de alterações de pressão foi ainda mais elevada nos sujeitos com %G elevado, e também estes escolares apresentaram maior prevalência de sujeitos classificados na faixa de “indicador de risco” na avaliação de flexibilidade, para ambos os sexos, e na avaliação abdominal, para o sexo feminino. Os achados do presente estudo alertam para a importância de estratégias de intervenção que visem uma mudança positiva no estilo de vida destes escolares, buscando uma maior qualidade de vida a essas crianças e adolescentes, visando desde cedo, a prevenção às doenças crônico-degenerativas.
 

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/2634

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.