Relação do Limiar da Variabilidade da Frequência Cardíaca com a Magnitude da Carga Interna de Treinamento em Mulheres Sedentárias

Por: A. C. Silva, C. R. Lopes, F. Ornelas, N. R. Mattos, R. E. Oki e T. V. Braz.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

O limiar da variabilidade da frequência (LiVFC) é um parâmetro simples, efetivo e não invasivo para prescrição da intensidade do treinamento aeróbio. Pode ser utilizado para definir aptidão cardiovascular (retirada vagal) de praticantes de atividade física. Assim, sujeitos com valores elevados de velocidade de LiVFC poderiam sustentar cargas de maior magnitude aeróbia (volume e intensidade), haja vista que o nível de estresse imposto pela carga externa de treinamento (CET) configura a carga interna de treinamento (CIT). Neste sentido, o objetivo deste estudo foi relacionar o limiar da variabilidade da frequência cardíaca com a magnitude da carga interna de treinamento em mulheres sedentárias. Participaram do estudo 16 mulheres sedentárias (49,6 ± 12,1 anos; 1,62 ± 0,1m; 72,3 ± 12,6 kg; IMC = 26,8 ± 3,7 kg/m2; 31,2 ± 4,2 %Gordura; 36 ± 13 minutos de atividade física e frequência de 1,3 ± 0,5 dias por semana). O LiVFC foi calculado em um teste incremental de caminhada (Incremental shuttle Walk Test, ISWT). Os dados da frequência cardíaca foram obtidos por meio do monitor de frequência cardíaca Polar RS800CX® (Polar Electro, OY, Kempele, Finlândia). Em seguida os sinais da frequência cardíaca foram processados no software Kubios HRV®. Foi obtida a variável SD1 pelo método não linear Plotagem de Poincaré. A CIT foi monitorada pelo método de Foster (volume em minutos x reposta escala 0-10) durante 12 sessões de treinamento aeróbio, realizadas com intervalo de 48 horas ao longo de 4 semanas. Calculouse a somatória da CIT durante as 12 sessões (CITTotal). O LiVFC foi realizado 48 horas antes do início das sessões de treino. As sessões realizadas foram: S1 = Sessão 1 = 30' à 20%LiFC/1' à 20%.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.