Relação Entre a Adiposidade e a Recuperação da Frequência Cardíaca Após Teste de Esforço em Mulheres Idosas Obesas

Por: Bruno Saraiva, Cristiane Rocha da Silva, Dahan da Cunha Nascimento, Guilherme Borges Pereira, Jeffrey M Willardson, Jonato Prestes, Luana Claudia Dias Bicalho e Ramires Alsamir Tibana.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.5 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi comparar a reposta da frequência cardíaca (FC) durante e após um teste de esforço entre mulheres idosas obesas com diferentes níveis de percentual de gordura corporal. Noventa idosas obesas com idade entre 60-87 anos participaram desse estudo e foram separadas em dois grupos com base no baixo percentual (LPBF ≤ 41.10 %) e alto percentual de gordura corporal (HPBF > 41.10 %) medido por absorciometria de raio-x de dupla energia. A FC pico durante o teste e no primeiro e segundo minuto de recuperação foram comparadas entre os grupos. O grupo HPBF apresentou FC pico inferior durante o teste (p = 0.001) e também após o período de recuperação (p = 0.001) quando comparado com o grupo LPBF. Os dados desse estudo demonstraram que mulheres idosas com alto percentual de gordura corporal apresentaram FC pico inferior e menor recuperação da FC durante o período de recuperação, indicando possivelmente uma disfunção autonômica.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n5p554

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.