Relação Entre a Qualidade do Sono e a Qualidade de Vida em Indivíduos com Esquizofrenia Praticantes de Atividade Física Regular

Por: Eluana Gomes, Raquel Costa, Rui Corredeira, Sandra Silva e Tânia Bastos.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A literatura refere que os pacientes com esquizofrenia apresentam baixos níveis de qualidade do sono. Os problemas do sono são referenciados como um fator que influencia negativamente a qualidade de vida desta população. Sabe-se que a prática regular de atividade física melhora a qualidade do sono da população geral, contudo são inexistentes estudos que verifiquem esta relação na população com esquizofrenia. Este estudo visa analisar a relação das componentes do sono com a qualidade de vida dos indivíduos com esquizofrenia que praticam atividade física. A amostra incluiu 31 indivíduos com esquizofrenia, praticantes de atividade física regular (sessões bissemanais de 50 minutos). Aplicou-se o Pittsburgh Sleep Quality Index para avaliar a qualidade do sono, o WHOQOL-Bref para avaliar a qualidade de vida e o IPAQ para determinar o nível de atividade física. Verificaram-se correlações significativas, moderadas e negativas da qualidade de vida geral com a qualidade subjetiva do sono, duração do sono, distúrbios do sono e com o valor final do questionário do sono. Verificaram-se, também, correlações moderadas e negativas entre o domínio psicológico e a disfunção durante o dia; e do domínio ambiental com a duração do sono, distúrbios do sono e o valor final do questionário do sono. Apesar de não se terem verificado diferenças estatisticamente significativas, os indivíduos com má qualidade do sono reportaram um nível de atividade física inferior aos indivíduos com boa qualidade do sono. Em suma, a prática regular de atividade física pode contribuir para uma melhor qualidade de vida e do sono nesta população.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.