Relação Entre Aptidão Física e Desempenho Motor de Crianças Eutróficas de 7 e 8 Anos de Idade

Por: Marcelo Gonçalves Duarte.

2010

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Resumo

O objetivo do presente estudo é investigar se existe relação entre os escores obtidos em testes que avaliam aptidão física e os de desempenho motor de crianças eutróficas. Fizeram parte do grupo do estudo, 50 crianças, sendo 25 do sexo masculino e 25 do sexo feminino identificas com o estado nutricional de eutrofia e com idade entre 7 e 8 anos de idade. Como instrumentos utilizaram-se os testes de força de membros superiores, velocidade de membros inferiores e força de membros inferiores e o “Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2). Foi utilizada a estatística inferencial de correlação de Kendall tau, adotando α< 0,05. Os resultados demonstram uma relação entre o escore do corer (TGMD-2) e o escore da corrida de 20 metros (Aptidão Física), embora seja uma relação fraca (0,029). Nota-se também que, no escore do teste salto horizontal da aptidão física houve uma relação fraca com o correr, saltar com um pé e a passada (TGMD-2), entretanto estas relações foram negativas (-0,259,-0,263,-0,207 respectivamente). Analisando o teste de arremesso por baixo (TGMD-2) e o teste do arremesso de medicine ball (Aptidão Física), notou-se uma relação fraca. Quando se optou em observar se existia relação entre o escore geral da Aptidão Física e escore do Quociente Motor Amplo do TGMD-2, os resultados indicaram haver uma relação fraca (0,249). Entretanto, os resultados do presente estudo podem ser interpretados como uma evidência para uma associação positiva entre o desempenho motor em habilidades motoras fundamentais e o desempenho em testes de aptidão física em crianças. Novos estudos podem ser conduzidos, em um domínio longitudinal e transversal, com um maior numero de participantes, cujos resultados possam servir de suporte para os educadores físicos, visando o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e conseqüentemente aprimorar os níveis de aptidão física na infância.

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