Relação Entre Atividade Física e Imc com o Nível de Desempenho Motor Coordenado de Crianças em Idade Escolar

Por: Carla Menêses Hardman, Elusa Santina Antunes de Oliveira, e Rildo de Souza Wanderley Júnior.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Achados de estudos internacionais evidenciam que a coordenação motora está inversamente relacionada à adiposidade e positivamente associada com outros desfechos em saúde. No entanto, observa-se poucos estudos nacionais abordando esta temática e os resultados são
divergentes. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a atividade física e o índice de massa corporal (IMC) com o nível de desempenho motor coordenado de crianças em idade escolar. Trata-se de um estudo transversal conduzido com crianças de 5 a 7 anos de idade. O nível de desempenho motor coordenado foi obtido a partir dos dados normativos dos quocientes motores do KTK. O IMC foi calculado a partir dos dados de massa corporal e estatura. O escore do nível de atividade física foi obtido por meio de um questionário, administrado face a face com os pais das crianças. Para análise dos dados foram empregados os testes de correlação de Spearman, de Pearson e a regressão linear múltipla. A amostra foi constituída por 665 crianças, com média de idade de 6,29 anos ±0,75, dos quais 52,6% eram do sexo masculino. Verificou-se que o escore do quociente motor total (QMT) foi diretamente relacionado ao escore da atividade física (0,096; p= 0,013) e inversamente relacionado ao IMC (-0,284; p<0,001). A relação entre o IMC e o QMT foi moderada pela renda familiar. O IMC foi inversamente relacionado ao nível de desempenho motor coordenado e o escore da atividade física foi diretamente relacionado à coordenação motora em crianças com maior renda familiar.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n1p50

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.