Resumo

As capacidades motoras representam uma condição para a execução e aprendizagem de habilidades. A literatura sugere que indivíduos portadores da síndrome de Down encontram dificuldades na capacidade motora de sincronização temporal. O presente estudo teve por objetivo comparar o desempenho de indivíduos normais (grupo controle) e portadores da síndrome de Down numa tarefa de sincronização temporal em condições controladas, de laboratório, com o apresentado em duas outras tarefas de maior validade ecológica, rebater e receber. Os resultados sugerem que indivíduos portadores da síndrome de Down apresentam grande déficit na capacidade de sincronização temporal em tarefas de naturezas diferentes. Foi encontrada correlação positiva entre nível de desenvolvimento e desempenho na tarefa de rebater em ambos os grupos e uma correlação negativa entre o desempenho na tarefa de sincronização temporal de laboratório e o desempenho na tarefa de rebater, em ambos os grupos, normal e síndrome de Down. De modo geral, os resultados apontam que um caminho para a compreensão da natureza dos problemas no comportamento motor de indivíduos portadores da síndrome de Down é a investigação de suas capacidades motoras.

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