Relação Entre Características Antropométricas e Função Sexual Feminina

Por: Allana Alexandre Cardoso, Ana Carolina Silva de Souza, Cinara Sacomori, Fernando Luiz Cardoso e Isabela Passos Porto.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.21 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Sabe-se que a obesidade e o sobrepeso afetam negativamente a função sexual feminina. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre as medidas antropométricas (massa corporal, índice de massa corporal e relação cintura-quadril) e função sexual. Método: Participaram do estudo 197 mulheres de 18 a 75 anos, as quais foram avaliadas com balança digital, estadiômetro e fita métrica e responderam ao questionário Female Sexual Function Index. Resultados: Encontrou-se correlação positiva entre a circunferência da cintura e dispareunia. Quanto maior o valor do índice cintura-quadril, menor o desejo e a excitação sexual. Nas mulheres com sobrepeso houve correlação positiva da circunferência da cintura com a função sexual e desejo sexual. As mulheres com peso normal sentiam-se mais satisfeitas sexualmente que as com sobrepeso e obesidade (Kruskal Wallis=6.1, p=.048). Conclusão: Os dados indicam que a massa corporal, o IMC e as medidas de circunferência da cintura e do quadril podem exercer influência na função sexual feminina principalmente no tocante aos níveis de auto-percepção de atratividade física.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3702

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.