Relação Entre Classe Socioeconômica, Percentual de Gordura e o Equilíbrio Dinâmico em Escolares de Sete e Oito Anos de Idade

Por: José Renato Cursino dos Santos.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Existe relação entre classe socioeconômica dos estudantes, o percentual de gordura e o equilíbrio dinâmico? Este estudo se propõe a responder a esta pergunta. Objetivo: analisar a influencia da classe socioeconômica e do percentual de gordura corporal no equilíbrio dinâmico em escolares de sete e oito anos de idade. Metodologia: Os sujeitos do estudo foram 91 crianças (41 meninas e 50 meninos), com idade média de 8,77 anos, estudantes de duas escolas (uma privada e outra pública), que tem duas aulas de educação física por semana. A classe socioeconômica foi determinada segundo o Critério de Classificação Econômica Brasil. Para definir o percentual de massa gorda, mensurou-se as pregas de adiposidade subcutânea (tricipital e subescapular). Para avaliar o Equilíbrio Dinâmico das crianças foi utilizado a tarefa da trave de equilíbrio do teste KTK (GORLA; ARAÚJO; RODRIGUES, 2009). Foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson com p≤ 0,05 para analisar a associação entre o Equilíbrio Dinâmico, a Classe Socioeconômica e o Percentual de Gordura. Resultados: Os alunos da classe socioeconômica D obtiveram um desempenho melhor na tarefa de equilíbrio (100,51), que os alunos das outras classes (média 88,86). Em relação ao percentual de gordura, os escolares com baixo percentual de gordura (N= 15) obtiveram uma maior média na tarefa de equilíbrio (103,46), que os grupos com ótimo e excesso de peso (média 89,25). Conclusão: Os resultados revelaram diferenças significativas na tarefa de equilíbrio, evidenciando que os grupos de baixo peso e classe econômica menos favorecida (D) apresentaram desempenho melhor do que os alunos com sobrepeso e obesos e do que dos escolares de classes socioeconômicas mais favorecidas. Neste sentido, é importante que os professores de educação física levem estes resultados em consideração no desenvolvimento de atividades e programas para melhorar o equilíbrio das crianças de todos os níveis socioeconômicos e daquelas que estão com sobrepeso ou obesas. 

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.