Resumo


Introdução: Dicas de aprendizagem são estratégias cognitivas que facilitam
a assimilação de conteúdos com o objetivo de selecionar as informações
relevantes e facilitar a retenção. Objetivo:O objetivo deste estudo foi
verificar a utilização de dicas de aprendizagem por professores de diferentes
áreas do conhecimento e verificar se houve relação entre sua utilização e
os exemplos citados pelos professores. A média de idade dos participantes
foi 33,5 ± 9,9 anos. Método: A amostra foi composta de 120 professores
d iv ididos em doi s gru p o s, 6 0 pro fi s s iona i s da s á re a s de vo l e i b o l ,
basquetebol, futebol, dança, natação e musculação, os quais formaram o
grupo de habilidades esportivo-motoras (HM) e 60 profissionais das áreas
de ensino fundamental de 1ª a 4ª séries, inglês para crianças e adultos,
auto-escola, educação infantil, cursinho e pintura, os quais compuseram o
grupo de habilidades cognitivo-motoras (HC). Os dados foram analisados
descritivamente e para verificar se houve relação entre as respostas dos
professores sobre a utilização de dicas e os exemplos citados por estes,
a d o t o u - s e o t e s t e n ã o p a ra m é t r i c o d e S p e a rm a n R h o, p < 0 , 0 5 .
Resultados:Conforme as respostas dos professores as maiores dificuldades
dos alunos são, primeiramente a falta de atenção e o conhecimento prévio.
A maioria dos professores (71,6% no grupo HM e 75% no grupo HC)
relatou utilizar dicas de aprendizagem conforme a necessidade do aluno.
Entretanto, verificou-se que mais da metade de todos os professores (60%)
não conseguiu descrevê-las dentro da conceituação que condiz às respostas
anteriores das dificuldades dos alunos e a finalidade a qual esta se dedica,
de direcionar a atenção do aluno, eliminando as informações irrelevantes.
Desta forma não foi detectada relação significativa (p=0,09) entre as
respostas de professores que relataram utilizar dicas com os exemplos
c i t ados por e l e s. Embora a ma ior i a t enha re l at ado u t i l i z á - l a s, não
conseguiram descrevê-las corretamente. Conclusão: Pode-se concluir que
nem todos os profissionais avaliados têm compreensão dos objetivos das
dicas de aprendizagem e sua eficiência, não sendo capaz de explicá-las
quando lhes solicitad

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