Relação Entre a Dermatoglifia, as Qualidades Físicas e o Nível Maturacional de Escolares Adolescentes de Ambos os Sexos

Por: Carlos Marcelo de Oliveira Klein.

0 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo relacionar as características dennatoglíficas, as qualidades físicas e o nível maturacional de adolescentes, com idades entre 10 e 13 anos, de ambos os sexos, estudantes do ensino fundamental do Instituto São José Salesiano-Resende. Ao elaborar-se esta pesquisa considerou-se como amostra a população dos lunos, de ambos os sexos, cursando a 5° e 6° série do ensino fundamental da citada escola, num total de 122 adolescentes. No passar dos anos temos observado a redução do nível de aptidão física das crianças.Muito se tem atentado para o fato de que os padrões da vida moderna não exigem da criança atividades que requerem esforço fisico que Ihes proporcionem adaptações positivas no sentido de obter uma melhor qualidade de vida, evitando os efeitos deletérios do sedentarismo.Sabemos que o desenvolvimento das qualidades físicas é um importante componente da promoção da saúde e da educação para a saúde, e que é necessária ,para uma condição de bem estar geral. O processo de avaliação das qualidades físicas é de importante utilidade na tomada de decisões, por ser base essencial de cada ,programa e que tem como objetivo a melhora dos níveis individuais ou gerais da condição física, onde as aulas de Educação Física se tomam meio quase que exclusivo de execução de uma atividade física. Brandi (2002) relata em seus estudos a necessidade de encarar a Educação Física numa perspectiva mais abrangente, onde a Criança deve ser considerada um sujeito-próprio, possuidor de capacidades e limitações. Através da associação das características dermatoglíficas quanto s suas capacidades e potencialidades, poderemos determinar planos de execução de atividades condizentes com estas potencialidades. A população foi submetida a uma bateria de testes, o Eurofit, divididos em gênero e nível maturacional, através do método de auto-avaliação proposto por Matsudo (1991) e da análise dos desenhos das impressões digitiais, segundo protocolo de Cummins e Midlo (1942). Através da análise das impressões digitais determinam-se padrões de fórmulas digitais em cada grupo, os quais foram relacionados com cada qualidade física através de análise estatística e estudo comparativo, levando em consideração o nível maturacional. Tais resultados coadunam com os estudo já realizados no campo desportivo, e onde encontramos diversos achados indo de encontro a estes estudos quanto a utilização da dermatoglifia como fator de associação e compensação entre os resultados esperados e os resultados encontrados.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2250&listaDetalhes%5B%5D=2250&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.