Relação Entre Desempenho Acadêmico, Autopercepção de Competência e Desempenho Motor de Crianças

Por: Dalberto Luiz de Santo, Inara Marques, Josiane Medina Papst e Rafaela Zortéa Fernandes Costa.

Journal Of Physical Education - v.30 - n.1 - 2019

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Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o desempenho acadêmico, autopercepção de competência e desempenho motor de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental I. Participaram deste estudo 15 meninos e 16 meninas com idade média de 10 ± 0,6 anos. Para a avaliação do desempenho motor utilizou-se a Bateria de Avaliação do Movimento da Criança (HENDERSON; SUGDEN; BARNETT, 2007). Para a avaliação do desempenho acadêmico, utilizou-se o Teste de Desempenho Acadêmico (STEIN, 1994) e, por fim, para a avaliação da autopercepção de competência, utilizou-se a Escala Pictórica de Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças (HARTER; PIKE, 1983). Como resultados observou-se relações moderadas e significativas entre o desempenho acadêmico e a autopercepção (r=0,354; p=0,051) e, entre o desempenho motor e a autopercepção de competência motora (r=0,377; p=0,036).

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41647

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