Relação Entre Desempenhos em Testes de Campo Específicos em Jogadores Jovens de Futebol

Por: , L. Pereira e R. S. Oliveira.

Revista Brasileira de Futebol - v.6 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Verificar a relação entre o desempenho em teste de sprints repetidos(RSA), salto vertical e YoYoIntermittent Recovery Test Level 1 (YYIRL1) em jogadores de futebol Sub-17.
Metodologia: Fizeram parte da amostra 18 atletas os quais realizaram saltos verticais, do tipo Squat e com contramovimento, YYIRL1 e RSA teste. Métodos: Para verificar a relação entre os testes foi aplicado o coeficiente de correlação de Pearson. ANOVA para medidas repetidas foi usada para verificar diferenças no RSA para os atletas com melhor ou pior desempenho no YYIRL1.
Resultados: Houve correlações de moderada (r = -0,68) e alta(r = -0,81) entre o desempenho nos saltos e RSA. Houve relação moderada entre o RSA e o YYIRL1 (r = 0,52). O grupo com maior distância no YYIRL1 apresentou melhor desempenho no RSA.
Conclusões: A especialização biomotora desses atletas não é elevada, mas a variância compartilhada entre os desempenhos não permite excluir um desses testes das rotinas de avaliação.
 

Endereço: http://www.rbfutebol.com.br/edicao_revista.php?numero=1&idrevista=48

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.