Relação Entre Escores de Desempenho Motor e Aptidão Física em Crianças com Idades Entre 07 e 08 Anos.

Por: Glauber Carvalho Nobre, João Otacílio Libardoni dos Santos, Marcelo Gonçalves Duarte, Patrik Felipe Nazario e Ruy Jornada Kreb.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.13 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Existem muitas sugestões de testes que se propõem a avaliar o desempenho motor e a aptidão física. Estes testes levam em consideração diferentes critérios para análise do desempenho como formas e padrões de movimento, tempo, distância e repetições em cada tarefa. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre os escores de desempenho motor e aptidão física de crianças. Participaram deste estudo, 50 crianças (25 meninos e 25 meninas) com idades entre 7 e 8 anos e de ambos os sexos. O Test of Gross Motor Development – Segunda Edição (TGMD-2) foi utilizado para avaliar o desempenho motor. Para avaliação da aptidão física, foram utilizados 3 testes específicos propostos pela American Alliance of Health, Physical Education and Recreation (AAHPERD). Os resultados mostraram diferenças estatísticas e correlações fracas em algumas habilidades como corrida, salto horizontal, saltito, passada, arremesso por baixo e arremesso de medicine ball. O uso equivalente de ambos os testes pode não ser adequado, visto que cada teste tem suas próprias peculiaridades a respeito dos critérios de avaliação.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2011v13n2p94

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.