Relação Entre Formação Inicial e Ação Docente: o Desafio Político da Educação Física Escolar no Centro do Debate

Por: e Paulo Evaldo Fensterseifer.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.41 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Com o objetivo de compreender como a formação inicial (FI) problematizou os temas relacionados à responsabilidade da escola e da educação física escolar (EFE), desenvolvemos uma pesquisa-ação com dois professores de educação física (EF). Os resultados indicam haver certa orfandade política acerca do sentido da escola e da EFE, muito em conta pela superficial compreensão sobre o tema propiciada pela FI. E na política, não tendo vácuo, a ausência de entendimento dos preceitos republicanos e do lugar da escola numa sociedade republicana deixa margem para outras proposições. Assim, para constituir essa tradição, é preciso enfrentar em toda e qualquer oportunidade o desafio político da EFE, para que, se esse for o desejo, seja possível avançar na instituição de sentidos republicanos para a escola e para a EFE.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/es-relacao-entre-formacao-inicial-e-articulo-S0101328918300751

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.