Relação Entre Gordura e Problema Postural de Coluna em Adolescentes

Por: .

0 páginas. 1997

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo, encontrar uma relação entre gordura e problema postural de coluna, em adolescentes. A amostra, deste estudo, é constituída de 53 (cinqüenta e três) alunos adolescentes compreendidos na faixa etária de 12 (doze) anos a 16 (dezesseis) anos, do Colégio Anglo-Americano, da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Deste total, 34 (trinta e quatro) são adolescentes masculinos e 19 (dezenove) são adolescentes femininas. Para a determinação da composição corporal, definindo se são gordos ou não, utilizou-se o método de Faulkner, com 4 (quatro) medidas de dobras cutâneas: tríceps, subescapular, supra-ilíaca e abdômen, através do percentual de gordura e para a determinação dos problemas posturais de coluna, utilizou-se a avaliação postural. Os resultados obtidos indicam que, não há relação entre gordura e problemas posturais de coluna, pois mais de 77% (setenta e sete por cento0 dos adolescentes não são gordos ou obesos. Entretanto, mais de 84% (oitenta e quatro por cento) dos adolescentes apresentam algum tipo de problema postural. Acredita-se, que isso é devido em grande parte, à variáveis como, a idade, o sexo, o tipo de exercício e a postura que influenciam nestes 2 (dois) fatores, gordura e problema postural de coluna.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1245&listaDetalhes%5B%5D=1245&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.