Resumo

Objetivo:
Analisar a solução líquida escolhida e utilizada para a hidratação, e a importância do conhecimento do momento de hidratar-se.

Métodos e Resultados:
Foram entrevistados 114 atletas de natação filiados a Federação Aquática Mineira do sexo masculino e feminino com idade média de 16,62 ± 2,81. O procedimento utilizado foi do tipo exploratório, através de uma pesquisa descritiva utilizando um questionário auto – administrado contendo 18 perguntas objetivas, no qual foram analisadas apenas as questões 6 e 7. Observando assim os dados obtidos podemos salientar que, 72,56% se hidratam antes da sensação de sede, 19,46% dos avaliados tem costume de se hidratar somente depois de sentir sede e 7,96% quando se sente muita sede. Com relação à solução liquida que os atletas escolhem para hidratar-se, 86,84% utilizam água como meio de hidratação, 59,64% usam isotônicos, 47,36% bebem sucos naturais, 14,03% optam por refrescos, 9,64% usam coca-cola, 4,38% café, 0,88% cerveja e 2,63% preferem outras soluções.

Conclusão:
Ao analisar os resultados obtidos veremos que, a maioria da amostra tem conhecimento correto do momento de hidratar-se, e escolhem corretamente as soluções para essa hidratação, todavia alguns ainda não têm o conhecimento adequado para a escolha, tanto que alguns bebem café e cerveja, e o momento de sua hidratação.