Relação Entre Níveis de Ansiedade-traço Competitiva e Idade de Atletas de Voleibol e Análise Destes Níveis Pré e Pós-competição

Por: Carla Manuela Crispim Nascimento, Juliana de Souza Ferreira e Luiz Paulo Rodrigues Leite.

Motriz - v.16 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os níveis de ansiedade traço-competitivo pré e pós- competição em jogadoras de voleibol e ainda, verificar a associação destes níveis com a idade destas atletas. Durante uma competição, 12 atletas de voleibol do sexo feminino (21,5 ± 2,9 (15-24) anos) responderam a Escala de Ansiedade Traço-Competitivo (SCAT) antes do início da partida e imediatamente após o término desta. Os resultados demonstraram que após a competição houve uma redução significativa dos valores de ansiedade traço-competitivo nas atletas de voleibol (p=0,01) e que há uma correlação significativa em que atletas mais jovens apresentaram níveis mais elevados de ansiedade traço-competitivo antes do início do jogo (p=0,001; r=0,76), sugerindo o fator de idade possa predizer os níveis de ansiedade. A análise de regressão múltipla revelou que a idade pode ser um fator significante na análise dos níveis de ansiedade de jogadoras de voleibol (p=0,003; R2=0,82). Estes resultados sugerem que: a) Os níveis de ansiedade traço competitiva apresentaram uma redução significativa após o término da partida que quando comparados na situação pré-competitiva, entretanto, esses níveis ainda são considerados altos segundo os valores de referencia da escala utilizada e; b) Atletas mais jovens apresentam níveis mais altos de ansiedade traço-competitivo, o que permite inferir que esta variável pode ser modulada pela idade e experiência.
Palavras-chave: Ansiedade. Voleibol. Competição.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n4p853/pdf_6

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.