Resumo

Objetivo:
Correlacionar o nível de atividade física com o estado cognitivo de idosos participantes de um programa de atividade física.

Método e Resultados:
Participaram do estudo 12 idosos de ambos os sexos com média de idade de 69,5 (±6,4) anos assíduos a pelos menos seis meses no programa “Atividade Física e Saúde para Idosos”. O programa é realizado na Universidade Federal de Lavras, duas vezes por semana em dias alternados. Nas aulas, com duração de 60 minutos, são realizadas atividades como ginástica, esportes coletivos, musculação, jogos, hidroginástica e atividades rítmicas, adaptadas à faixa etária e com enfoque na qualidade de vida e bem-estar. Para avaliação do nível de atividade física (NAF) foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão curta e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) foi administrado para a avaliação do estado cognitivo dos idosos. O NAF foi mensurado pelo tempo (em minutos) de realização de atividades físicas moderadas, vigorosas e de caminhada em uma semana habitual. Considerou-se o ponto de corte pela escolaridade para a avaliação do MEEM. Para análise dos dados foi aplicado o teste de correlação de Pierson, considerando p0,05. A maioria dos participantes (58%) encontrava-se no NAF alto e nenhum se encontrava no nível baixo. A maioria (75%) encontrava-se acima do ponto de corte no MEEM. Não foi observada correlação entre os resultados do IPAQ e MEEM (r=0,29; p=0,36).

Conclusão:
Não houve associação entre nível de atividade física e estado cognitivo em idosos participantes de um programa de atividade física.