Relação Entre Nível de Atividade Física e Realização de Atividades Instrumentais em Frequentadores de Centro Dia Geriátrico

Por: Camila Vieira Ligo Teixeira, Danilla Icassatti Corazza, Florindo Stella, Jessica Rodrigies Pereira, Salma Stéphany Soleman Hernandez e Thays Martins Vital.

Conexões - v.10 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo


Analisar a associação entre nível de atividade física e a realização de atividades instrumentais de idosos frequentadores de Centro-Dia Geriátrico. Métodos: Estudo de delineamento transversal, com amostra constituída por 31 idosos frequentadores de Centro-Dia Geriátrico. Foram utilizados o Questionário de Baeck Modificado para Idosos (QBMI) e o Questionário de Atividades Instrumentais de Pfeffer (Pfeffer), para avaliar o nível de atividade física e realização de atividades instrumentais, respectivamente. E para caracterização da amostra, foi utilizado o Mini Exame do Estado Mental. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e Correlação de Spearman. Resultados: A análise mostrou correlação moderada e negativa entre o QBMI e o Pfeffer (r=-0,04), podendo essa relação ser extrapolada para quanto maior o nível de atividade física, maior a independência na realização de atividades instrumentais. Conclusões: O nível de atividade física tem relação com a realização de atividades instrumentais. Assim, o incentivo à prática de atividade física é de extrema importância para a população idosa, para que a mesma se mantenha independente.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/735

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.