Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o perfil de crescimento, estado nutricional e desempenho motor de crianças do município de Farroupilha,RS, bem como a influência do estado nutricional sobre o desempenho motor destas crianças. A população do estudo compreendeu 3296 crianças da faixa etária de 5 a 10 anos, pertencentes às escolas da rede municipal de Farroupilha-RS. A avaliação do crescimento físico e estado nutricional foi realizada segundo os critérios de Waterlow (1976), por meio do software PED, Programa de Avaliação do Estado Nutricional em Pediatria, desenvolvido pelo Centro de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina. Considerou-se a adequação estatura/idade e peso/altura, tomando-se como referência as curvas de crescimento do National Center of Health Statistics (NCHS). Para avaliação do desenvolvimento motor foi estratificada a amostra, sendo composta por 287 crianças de ambos os gêneros, pertencentes a escolas da zona urbana e rural do município. Como instrumento de avaliação foi usado o Test of Gross Motor Development -TGMD-2 (ULRICH, 2000), conforme os procedimentos preconizados, sendo as crianças classificadas de acordo com as tabelas normativas. A análise das curvas de estatura, peso e o estado nutricional permitiram concluir que a população investigada possui um desenvolvimento adequado, com baixos índices de desnutrição, mas índices significativos de crianças obesas (12,3%). Em relação ao desenvolvimento motor, as crianças avaliadas tiveram um desempenho abaixo da média (6,01±1,90) nas habilidades de locomoção, pobre (5,37±2,65) nas habilidades de controle de objetos e pobre (74,15±11,34) no coeficiente de motricidade ampla. Os meninos tiveram desempenho estatisticamente significativo melhor que as meninas nas habilidades de controle de objetos e no coeficiente de motricidade ampla. Quanto à localização, os escolares da zona rural obtiveram desempenhos melhores nas habilidades de locomoção, em relação aos escolares da zona urbana. Quando levado em conta o estado nutricional, foram observadas diferenças estatisticamente significativa em favor das meninas das escolas de zona rural classificadas como eutróficas em relação às obesas no coeficiente de motricidade ampla e nas habilidades de locomoção. Esta diferença parece ser explicada pelo fato de ser ocasionada por habilidades que envolvem o transporte de todo o corpo e exijam maior trabalho mecânico de crianças obesas.