Relação Entre o Nível de Atividade Física e a Imagem Corporal de Adolescentes em Período Escolar da Rede Pública e Particular de Ensino do Município de Castanhal-pa e Comparação Entre os Sexos

Por: Denison Nazareno de Sousa, Diulian Gabrielle Calado Carvalho e Juciléia Barbosa Bezerra.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Este estudo relacionou o nível de atividade física com a autopercepção da imagem corporal de adolescentes regularmente matriculados na rede pública e particular de ensino do Município de Castanhal-PA.

Métodos/Resultados:
Participaram dessa pesquisa 33 estudantes de escolas públicas e particulares. 18 do sexo masculino e 15 do feminino. O nível de atividade física foi avaliado através dos critérios de classificações do IPAQ6/versão-curta. Para imagem corporal utilizou-se o questionário de Stunkard et al (1983). Os dados coletados foram armazenados em planilha computacional e analisados em porcentagens. Os resultados mostram que 39% dos meninos encontram-se muito ativos e insatisfeitos (desejam ganhar peso), muito ativos e satisfeitos (17%), muito ativos e insatisfeitos (desejam perder peso) 17% e os ativos e insatisfeitos (desejam perder peso), também 17%, os ativos e satisfeitos e os irregularmente ativos A e insatisfeito (desejam ganhar peso) computaram 5% cada. Entre as meninas observou-se que 27% encontram-se ativas e insatisfeitas (desejam perder peso), muito ativas e satisfeitas, muito ativas e insatisfeitas (desejam perder peso) e ativas satisfeitas, computando 13% cada grupo, as ativas e insatisfeitas (desejam ganhar peso), sedentárias e insatisfeitas (desejam perder peso), irregularmente ativas A e satisfeitas e as irregularmente ativas A e insatisfeitas (desejam ganhar peso) computam 7% cada grupo, e as muito ativas e insatisfeitas (desejam ganhar peso) computaram 6%.

Conclusão:
Com este estudo notou-se que a maioria dos meninos encontra-se muito ativos e as meninas ativas, porem ambos insatisfeitos com o próprio corpo. Recomenda-se que estudos mais amplos sejam realizados para uma análise mais precisa.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.