Relação Entre o Nível de Desenvolvimento Motor e Variáveis do Contexto de Desenvolvimento de Crianças

Por: Fernando Richardi da Fonseca.

Revista da Educação Física - UEM - v.19 - n.2 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O desenvolvimento motor de crianças pode estar relacionado a vários fatores, entre eles as variáveis do contexto de desenvolvimento no qual a criança participa ativamente, as quais apresentam um potencial significativo nos níveis atingidos. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre o nível de desenvolvimento motor e variáveis do contexto de desenvolvimento de crianças com idade entre 6 e 9 anos. Para a avaliação do nível de desenvolvimento motor foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002). As variáveis do contexto de desenvolvimento analisadas foram: a quantidade de atividades físicas praticadas pela criança, a quantidade de horas que a criança permanecia realizando as atividades físicas e os locais onde a criança costumava brincar quando estava em casa. Com os resultados verificou-se que as crianças envolvidas no estudo obtiveram classificação entre os padrões "normal baixo" e "muito superior". O contexto de desenvolvimento das crianças avaliadas, com base nos resultados, denota que os processos proximais de desenvolvimento têm gerado um impacto positivo no desenvolvimento motor das crianças, independentemente do fato de não terem sido verificadas correlações significativas entre as variáveis do contexto de desenvolvimento e as idades motoras.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5548/3525

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.