Relação Entre o Praxema e as Interações Motrizes: Implicações nos Processos de Leitura de Jogo e Tomada de Decisão nos Jogos Esportivos Coletivos

Por: , e Raquel Valente de Oliveira.

Pensar a Prática - v.21 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A Praxiologia Motriz consiste em uma teoria científica que visa analisar o funcionamento das práticas motrizes, abordando conhecimentos referentes a sua lógica interna, como o praxema, modelo operacional relativo ao processo comunicativo dos jogadores. Desse modo, essa pesquisa objetiva relacionar o praxema com as interações motrizes de comunicação e contracomunicação e apontar suas implicações nos processos de leitura de jogo e tomada de decisão nos Jogos Esportivos Coletivos. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, de cunho exploratório, por meio do qual constatou-se que o praxema auxilia ou dificulta a leitura de jogo e a tomada de decisão, dependendo da interação motriz estabelecida entre os jogadores, apresentando-se como um importante elemento para atuar no jogo.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/47808

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.