Relação Entre o Tempo Gasto com Diversas Tecnologias e a Composição Corporal de Escolares

Por: Luís Paulo Gomes Mascarenhas, Marcos Tadeu Grzelczak, Michele Cordova, Miguel Altamir Ribas Jr, Valderi Abreu de Lima e William Cordeiro de Souza.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.8 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Relacionar o tempo gasto com diversas tecnologias e a composição corporal de escolares. MÉTODOS: A amostra foi constituída por 58 escolares (28 meninos e 30 meninas) de 10 a 14 anos de idade, do município de São Bento do Sul/SC. Os alunos responderam a um questionário autoavaliativo elaborado pelos autores com três questões, onde deveriam descrever o tempo em horas que permanecem em frente à televisão/videogame, computadores e celular. Para avaliação do estado nutricional foi coletada a massa corporal e a estatura e calculado o índice de massa corporal (IMC). Coletaram-se as dobras cutâneas do tríceps e subescapular para avaliar o percentual de gordura (%G), para isso foi utilizado o protocolo de Lohman (1986). A normalidade dos dados foi obtida através do teste de Kolmogorov Smirnov. Após, realizou-se a estatística descritiva e o fator de correlação de Pearson (r) foi utilizado para verificar as relações entre o tempo gasto com diversas tecnologias, IMC e o %G. Para comparar as classificações obtidas entre o tempo gasto com diversas tecnologias, IMC e o %G foi realizado o teste do Qui-quadrado. Foi adotado um nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: Verificou relação fraca e não significante entre o tempo total em eletrônicos e o IMC (r= 0,15; p= 0,243). O mesmo acorreu entre o tempo total em eletrônicos e o %G (r= 0,22; p= 0,091). CONCLUSÕES: O tempo gasto com diversas tecnologias não apresenta relação com a composição corporal de escolares de 10 a 14 anos.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3949

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.