Relação Entre a Personalidade e Lesões Musculares em Atletas de Tênis de Campo

Por: Ana Maria Braga, Birgit Keller e Ricardo Weigert Coelho.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.19 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: A personalidade de um indivíduo é o resultado de uma complexa rede de influências de diversos fatores independentes como a constituição biológica e psicológica, além das influências do meio social, ambiental e cultural em que vive. Ela é a integração dessas partes que interagindo formam o todo. 
OBJETIVO: Verificar se existe relação causa-efeito entre traços de personalidade, sexo e lesão no esporte. 
MÉTODO: A amostra foi composta por 60 atletas com idade média de 15,6 (DP =1,5) anos, sendo 35 atletas do sexo masculino e 25 atletas do sexo feminino pertencentes à Categoria Infanto-Juvenil, participantes de torneios de tênis de campo da Federação Paranaense e Catarinense. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário Fatorial de Personalidade – IFP. Para tratamento dos dados utilizou-se uma MANOVA e uma ANOVA a um nível de p < 0,05. 
RESULTADOS: Apresentaram significância para a variável lesão com Agressão (p = 0,01) e Heterossexualidade (p = 0,00). Para a variável sexo, houve diferença significativa com Intracepção (p = 0,02); Afago (p = 0,02); Dominância (p = 0,004); Autonomia (p = 0,03); Heterossexualidade (p = 0,00). 
CONCLUSÃO: A agressividade é um importante traço de personalidade a ser considerado para ser controlada para prevenir e diminuir as incidências de lesões em atletas de tênis.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.