Relação Entre a Personalidade e Lesões Musculares em Atletas de Tênis de Campo
Por: Ana Maria Braga, Birgit Keller e Ricardo Weigert Coelho.Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.19 - n.2 - 2013
Resumo
INTRODUÇÃO: A personalidade de um indivíduo é o resultado de uma complexa rede de influências de diversos fatores independentes como a constituição biológica e psicológica, além das influências do meio social, ambiental e cultural em que vive. Ela é a integração dessas partes que interagindo formam o todo.
OBJETIVO: Verificar se existe relação causa-efeito entre traços de personalidade, sexo e lesão no esporte.
MÉTODO: A amostra foi composta por 60 atletas com idade média de 15,6 (DP =1,5) anos, sendo 35 atletas do sexo masculino e 25 atletas do sexo feminino pertencentes à Categoria Infanto-Juvenil, participantes de torneios de tênis de campo da Federação Paranaense e Catarinense. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário Fatorial de Personalidade – IFP. Para tratamento dos dados utilizou-se uma MANOVA e uma ANOVA a um nível de p < 0,05.
RESULTADOS: Apresentaram significância para a variável lesão com Agressão (p = 0,01) e Heterossexualidade (p = 0,00). Para a variável sexo, houve diferença significativa com Intracepção (p = 0,02); Afago (p = 0,02); Dominância (p = 0,004); Autonomia (p = 0,03); Heterossexualidade (p = 0,00).
CONCLUSÃO: A agressividade é um importante traço de personalidade a ser considerado para ser controlada para prevenir e diminuir as incidências de lesões em atletas de tênis.
Tags: Esportes, Psicofisiologia, Psicologia, Saúde, Tênis, Tênis de Campo, Tenistas