Relação Entre Testes Funcionais e Plataforma de Força nas Medidas de Equilíbrio em Atletas

Por: André Wilson Gil, Camila Kamuza, Christiane de Souza Guerino Macedo, Cynthia Gobbi, João Henrique Fregueto, Leonardo Shigaki, Luana Deguchi Lopes, Lucas Maciel Rabello, Márcio Rogério de Oliveira, Mariana Zingari Camargo e Rubens Alexandre da Silva Jr..

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.20 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO:

Poucos estudos correlacionaram as medidas de equilíbrio entre os principais testes funcionais e a plataforma de força em atletas.

OBJETIVO:

Determinar a relação entre três testes funcionais de equilíbrio com as principais medidas da plataforma de força em atletas.

MÉTODO:

Quinze atletas do sexo feminino praticantes de futebol de salão (futsal) e handebol, com idades entre 13 a 17 anos participaram do estudo. As atletas realizaram três testes funcionais: 1) Star excursion balance test, 2) Salto lateral e 3) Figura em oito; além de um teste em apoio unipodal sobre uma plataforma de força com os olhos abertos durante 30 segundos. Os parâmetros do centro de pressão dos pés (COP) foram calculados por análise estabilográfica. Para todos os testes (funcionais e plataforma), três tentativas foram realizadas e a média foi retida para as análises.

RESULTADOS:

As correlações entre os testes funcionais e a plataforma de força foram de r = 0,01 a -0,69 (fraca a moderada), dependendo da variável do COP. As melhores correlações (r = -0,69) foram encontradas entre o Star Excursion Balance Test de alcance e a área do COP, indicando que quanto maior a distância alcançada, melhor o equilíbrio. Segundo, uma correlação de fraca a moderada foi encontrada entre o teste da figura em oito e a área do COP (p. ex:r = 0.43). O teste de salto lateral não apresentou boa correlação com os obtidos na plataforma de força.

CONCLUSÃO:

Este estudo demonstrou que para a avaliação do equilíbrio em atletas de futsal e handebol feminino o teste Star Excursion Balance Test pode ser usados na ausência da plataforma de força para identificação de possíveis déficits de equilíbrio.

Palavras-Chave: atletas; postura; fisioterapia; reabilitação; esporte

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000300219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.