Relação entre variabilidade da frequência cardíaca e aumento no desempenho físico em jogadores de futebol

Por: Fábio Yuzo Nakamura, Henrique Bortolotti, Marcelo Vitor-costa, Rafael Evangelista Pedro, Ricardo Santos Oliveira e Vinicius Flávio Milanez.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.14 - n.6 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar se a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) analisada no período inicial da pré-temporada de futebol apresenta relação com a melhora do desempenho físico ao longo deste período. Dez jogadores de futebol fizeram parte da amostra. O desempenho foi analisado através dos seguintes testes: Yo-Yo Inter­mittent Recovery Test Level 1 (Yo-Yo IR1), sprint de 30 m e salto vertical, aplicados antes e após seis semanas da pré-temporada. As medidas de VFC foram realizadas em repouso, na posição supina, durante dez minutos. O teste de Spearman foi usado para investigar as possíveis relações entre VFC e melhora no desempenho e o teste T de Student para verifi­car as mudanças no desempenho e na VFC. A inferência prática baseada em magnitudes (analise qualitativa) foi aplicada para verificar as chances dos valores encontrados serem positivos, irrelevantes e negativos. Houve melhora significante do desempenho para o Yo-Yo IR1 (P< 0,001) e Sprint de 30 m (P< 0,001). A análise qualitativa revelou que a mudança do desempenho no Yo-Yo IR1 foi “muito provavelmente positiva”, para o Sprint de 30 m foi “quase certamente positiva” e para o salto vertical foi “inconclusiva”. Houve forte correlação entre um índice parassimpático da VFC e a variação no desempenho [r = 0,85; P = 0,003 (IC95% =0,49 – 0,97)]. Em conclusão, esse estudo mostrou uma corre­lação forte entre índices parassimpáticos da VFC analisados antes do treinamento, com a melhora do desempenho no Yo-Yo IR1 durante a pré-temporada em atletas de futebol.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2012v14n6p713

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.