Relação Esforço:pausa em Jogos Oficiais de Futsal

Por: Beatriz Gonçalves, Dagnou Pessoa de Moura, , Matheus Luiz Penafiel e Osvaldo Tadeu da Silva Junior.

42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


.Resumo

Introdução: O futsal é um esporte intermitente de alta intensidade no qual os jogadores apresentam 90% da frequência cardíaca máxima durante o jogo. No entanto, o número de substituições é ilimitado e os jogadores podem sair do jogo, se recuperarem e voltarem novamente para jogar. Assim, as substituições podem ser determinantes sobre a intensidade do jogo e a relação temporal entre esforço:pausa (E:P) na qual os jogadores permanecem em quadra é pouco estudada no futsal e seu entendimento pode ajudar na estratégia dos treinadores organizarem as substituições e também na sistematização do treinamento.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a relação E:P em jogos oficiais de uma equipe profissional de futsal.

Materiais e Métodos: Sete jogadores da mesma equipe foram avaliados durante o periodo de competição da Liga Paulista de Futsal 2018 (24 anos; 71 Kg: 176 cm; 9.9% de gordura e 1610 m no teste de Yoyo intermitente com recuperação nível 1 - YYIR-1). Dois jogos oficiais (J-1 e J 2) foram filmados para determinar a E:P, através da análise do tempo das substituições de cada jogador. Posteriormente, os videos foram analisados e o tempo de cada participação do jogador no jogo e o tempo fora do jogo foi registrado em uma planilha do Excel (Microsoft Office Professional Plus 2016). Os resultados entre os dois jogos foi feita com test-t pareado considerando o nível de significância de 5%.

Resultados: No J-1 o tempo médio em jogo foi de 07min13s 04min14s, e fora do jogo 06min09s 04 min19s; J-2 o tempo em jogo foi de 06min44s05min29s e fora do jogo 04min08s +03min 12s e em ambos, o tempo em jogo foi de 06min57s +04min53s e fora do jogo 04min59s + 03min45s. A E:P para cada minuto jogado foi no J-1 = 1,3 ± 1,5 min e no J-2=2,1 ± 3,2 min, e em ambos = 1:1,8 ± 2,7 min. Não houve diferença na E:P entre os dois jogos (p=0.568).

Conclusões: Em jogos oficiais de futsal, para cada minuto de participação no jogo os jogadores intensidade, o tempo de recuperação aproximadamente duas vezes maior do que o tempo de joguem novamente em alta intensidade. Embora apenas uma equipe tenha sido avaliada, os de aliados podem servir como orientação para o treinamento de equipes de futsal e estratégias de substituições durante o jogo.

Endereço: http://celafiscs.org.br/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.