Relação Lazer-meio Ambiente Percepção de Praticantes de Esportes Radicais na Natureza

Por: Gisele Ma Schwartz e .

XI ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

As questões do tempo livre, das atitudes e valores e das opções de atividades vivenciadas têm sido abordadas em diversos estudos, no entanto, bem pouco se tem centralizado a atenção sobre a participação humana na natureza, no que tange ao lazer. Desta forma, este estudo, de caráter qualitativo, tem por objetivo identificar a percepção de praticantes de esportes radicais na natureza a respeito da relação lazer-meio ambiente. A pesquisa desenvolveu-se em duas etapas sendo uma revisão de literatura e uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário contendo perguntas abertas, aplicado a 32 universitários de ambos . os sexos, com idade média de 21 anos, praticantes de esportes radicais ligados à natureza. Os dados foram coletados individualmente e analisados descritivamente, através de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que este tipo de atividade é tida como uma forma de relaxamento, diversão e oportunidade de contato com o ambiente natural. Evidenciou-se o valor
destas práticas no respeito ao meio ambiente, por despertarem a conscientização e catalisarem a educação ambiental e a valorização da natureza. A população alvo sugere ampliação da consciência ecológica e da divulgação dos benefícios desta prática, para fortalecimento da relação lazer-educação ambiental, onde o respeito ao meio, a sensibilização e o crescimento do senso crítico são elementos primordiais. O estímulo à prática direta nos locais e a divulgação através da rlÚdia, foram apontados como componentes decisivos no sentido de favorecer maior envolvimento de indivíduos e interferir no processo de mudança de atitudes referentes à relação homem-natureza.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.