Relação do Momento de Hidratação em Nadadores e do Tipo de Solução Líquida Que Eles Ingerem

Por: Lucas Fávaro Dias, Marcel Virgolino Silva Malta, Rhafael Barbosa Almendanha e Sandro Fernandes da Silva.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
O presente estudo tem a função de mostrar os níveis de conhecimento sobre hidratação e de apresentar os tipos de soluções utilizadas pelos atletas de natação para se hidratarem.

Métodos e Resultados:
Foram entrevistados 114 atletas de natação filiados a Federação Aquática Mineira do sexo masculino e feminino com idade média de 16,62 ± 2,81. O procedimento utilizado foi do tipo exploratório, através de uma pesquisa descritiva utilizando um questionário auto – administrado contendo 18 perguntas objetivas, no qual foram analisadas apenas as questões 3 e 7. Os resultados obtidos mostram que os atletas tem o costume de hidratar-se antes: 19,29%, durante: 86,84% e depois: 27,19% no decorrer dos treinamentos, já no decorrer das competições eles se hidratam antes: 29,73%, durante: 73,87% e depois 28,82%. Com relação ao tipo de solução líquida que eles costumam se hidratar, foi encontrado que 86,84% preferem água, 9,64% coca cola, 59,64% são adeptos aos isotônicos, 0,88% cerveja, 14,03% preferem refrescos, 4,38% café, 47,36% sucos naturais e 2,83% ingerem outros tipos de soluções.

Conclusão:
Com os resultados obtidos pode-se concluir que apesar de se hidratarem os atletas não possuem o conhecimento adequado, pois a maioria tem o costume de se hidratar apenas durante os treinamentos e competições e em relação ao tipo de solução que ingerem, notouse que a maioria ingere soluções benéficas para o desempenho da natação, mas a de se salientar que é necessária uma atenção maior para esses aspectos de hidratação, pois eles influenciam muito no rendimento dos atletas.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.