Resumo

Na evolução histórica da Sociedade Brasileira constata-se através de pesquisa de fontes bibliográficas e de forma empírica, que a relação pedagógica no Ensino da Dança, vem sendo comprometida, haja visto, as influências da mídia no contexto social e escolar, reforçando uma sociedade elitista, discriminati va, exclusão, fragmentada, funcionalista, bem como, o Ensino, e, ainda, apresentado-se aos moldes bancário, desrespeitando, segundo Marcellino(1990,p.67) o "direito a alegria, ao prazer, propiciados pelo componente lúdico da cultura, base de sustentação para a efetividade participação cultural crítica, criativa e transformadora". Ressalta-se, então, o que é de interesse de um grupo dominante. Sendo assim, a dança carateriza-se mercadoria, importando-se culturas estrangeiras, aquém da realidade locus ( sem querer negar, tão pouco, a importância dessa cultura), porém o que se destaca é a comercialização das culturas, Portanto, este Painel, revela-se como um desafio aos resgates culturais das Danças folclóricas Paraense numa valorização e significação da cultura corporal. A origem, emerge de um curso de danças folclóricas, ministrados por folcloristas regionais, estendendo-se à Creche Escola Sorena, localizada no Bairro de Belém - Cremação. Comunidade precária, cuja as crianças são filhos de mulheres que prestam trabalho doméstico. Avançamos para o corpo docente - Profs. Ed. Física - faixa etária de 4 á 12 anos. Os passos foram adaptados de acordo com as necessidades, sem perder seu valor cultural, aflorando a construção coletiva participativa.

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