Relação da Teoria das Inteligências Múltiplas com os Jogos e Brincadeiras...

Por: .

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Este projeto interdisciplinar foi desenvolvido por discentes e docentes dos
Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física das Faculdades
Integradas Fafibe e teve como finalidade o estudo da teoria das Inteligências
Múltiplas e sua relação e potencialidade junto aos jogos e brincadeiras no lazer
- educação, através da pesquisa, e a disseminação cultural, a partir da extensão.
Foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o Lazer, a Educação, os Jogos
e Brincadeiras Tradicionais Infantis e a Educação Física, a teoria das Inteligências
Múltiplas e, pesquisa de campo com um grupo de crianças (escolares) com
faixa etária entre 10 e 12 anos de idade, do Ensino Fundamental, da Escola
Educandário Santo Antonio, da cidade de Bebedouro - SP. Teve como objetivos
específicos compreender o lazer enquanto componente sociocultural
propiciador do desenvolvimento humano; relacionar a Educação, a Educação
Física e o Lazer com as teorias das Inteligências Múltiplas; estabelecer relações
interdisciplinares entre os vários conhecimentos que envolvem a Educação, o
Lazer e a Educação Física e cumprir com o papel da responsabilidade social
junto à comunidade de Bebedouro - SP. Também foram realizadas observações
em campo, durante as vivências dos jogos e brincadeiras propostos, com o
intuito de captar as manifestações dos diferentes tipos de inteligências e
compreender, de forma mais apurada, as teorias estudadas. Após este
levantamento, foram realizadas discussões e análises entre os componentes do
grupo de pesquisa, à luz das teorias estudadas, que permitiram concluir que os
jogos e brincadeiras no lazer - educação propiciaram ao grupo pesquisado,
oportunidades de manifestação, bem como de desenvolvimento dos vários
tipos de inteligências, uma vez que foram estimulados a se utilizarem das várias
formas de comunicação e expressão, bem como de raciocínio, envolvendo
relações intra e interpessoais, bem como outras, de ordem espacial e de
conhecimento sobre o corpo em movimento e a musicalidade. Verificou-se,
também, a necessidade de continuação do projeto, para a aplicação direta de
atividades da cultura corporal e esportiva no lazer - educação, dada a riqueza
de dados e possibilidades de estudo.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/71_Anais_349.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.