Relação Treinador Atleta no Futebol Infanto-juvenil

Por: André Matias, António Faustino, João Petrica, João Serrano, Marco Batista, Pedro Mendes, Rui Paulo e Samuel Honório.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Foi objetivo do estudo conhecer a instrução do treinador de futebol infanto-juvenil em situação de jogo, e saber se a formação académica influencia nas suas intervenções. Foram filmados 12 jogos de equipas pertenciam a clubes do futebol infanto-juvenil do campeonato distrital Futebol de Castelo Branco, envolvendo 6 treinadores. O sistema de observação adotado foi o SAIC (Santos, 2003). Observamos as dimensões Objetivo, Forma e Conteúdo. Foi usado o método de registo de ocorrências (event recording), sendo o instrumento de registo o Match Vision Studio. A nível estatístico foi usado o teste de Shapiro – Wilk (ver normalidade da amostra) e o “T Teste” e de Mann – Whitney para verificar as diferenças entre grupos. Os treinadores não licenciados emitiram mais instrução que os treinadores licenciados, em todas as categorias à exceção da instrução do tipo interrogativo, mais instrução auditiva e auditiva-visual, interagiram mais com os médios e os avançados, mais instruções dirigidas à confiança, atenção e ritmo de jogo. Os treinadores licenciados interagiram mais com os defesas e obtiveram valores superiores na intervenção sobre as técnicas ofensivas e defensivas e nas intervenções relativas aos sistemas de jogo e métodos de jogo. Os treinadores transmitiram muita instrução do tipo afetiva positiva, prescritiva e descritiva negativa, sob a forma auditiva e auditiva-visual, dirigida principalmente ao atleta ou à equipa e incidindo especialmente sobre a tática e os aspetos psicológicos. A formação académica dos treinadores não foi um fator diferenciador, uma vez que não foram encontradas diferenças significativas em nenhuma das dimensões estudadas.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.