Relacionamento Entre Capacidades Físicas Antes e Depois de Um Curso de Dança de Salão: Equilíbrio Unipodal, Força e Resistência de Membros Inferiores e Agilidade

Por: A. P. C. Calvo, J. F. S. Lemos e W. C. R. Fett.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

O processo do envelhecimento está associado ao declínio natural das capacidades físicas como a força muscular, equilíbrio, flexibilidade e agilidade. Encontra-se na literatura relação direta entre agilidade e velocidade, e força e equilíbrio dinâmico em idosos saudáveis. Contudo, há um decréscimo do nível de atividade física com o aumento da idade cronológica, acentuando os efeitos deletérios do envelhecimento. A dança de salão é uma atividade física de interesse dos idosos por sua pratica proporcionar benefícios diversos. Por envolver giros, deslocamentos multidirecionais e caminhadas prolongadas, a Dança de Salão ativa e exercita a força e resistência de membros inferiores, o equilíbrio e a agilidade. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi observar se a Dança de Salão é capaz de alterar o relacionamento entre essas três capacidades físicas em idosas saudáveis. Foram observadas 19 idosas (65±5 anos) do Programa Longevidade Saudável - FEF/UFMT. Foram ministradas aulas de Dança de Salão convencionais por 8 meses com frequência semanal de dois dias, uma hora por sessão. Os ritmos ensinados de forma modular (2 meses) foram: Rasqueado Cuiabano, Forró, Valsa e Vanerão, nessa ordem. Foram aplicados os testes: i) sentar e levantar 30", ii) equilíbrio unipodal 1' e, iii) five steps, antes e depois do curso. Foi aplicado o Teste de Correlação de Pearson, com as referências de efeito de correlação "R": 0,0.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.