Relações de Gênero em Jogos de Queimada: Diferenças de Oportunidades e Aprendizagens

Por: , Juliana Fagundes Jaco e Liane Aparecida Roveran Uchôga.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.14 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Este artigo analisa, sob a perspectiva de gênero, as relações entre os sujeitos e suas formas de participação em jogos de queimada realizados em aulas de educação física do ensino fundamental II de quatro escolas públicas. A pesquisa consistiu na realização de observações de jogos, na quantificação do número e forma de toques na bola durante os jogos e de entrevistas com estudantes. São analisados as diferentes formas de participação de meninos e meninas em jogos mistos, os fatores a elas relacionados e as relações de gênero estabelecidas nesta prática. As análises constatam desigualdades de participação entre meninos e meninas nos jogos mistos, que geram aprendizagens corporais diferenciadas para eles e elas e que, em diversos momentos, limitaram as aprendizagens das meninas.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5491

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.