Resumo


Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou entender como se dão as relações de gênero dentro dos diferentes eixos de conteúdos do Currículo do Estado de São Paulo, no sentido de entender se a diversificação de conteúdos interfere nas relações de gênero e envolvimento de meninos e meninas nas aulas. Através de uma pesquisa do tipo etnográfica em duas escolas pertencentes à região metropolitana de Campinas, foi observada aulas de EF que se baseava nos conteúdos deste currículo. As análises feitas até o momento indicam que, embora no campo dos discursos da EF, há práticas que são, a priori, generificadas (ginástica é feminina e o futebol masculino), no contexto pesquisado não foram estas determinações que interferiram na aprendizagem de meninos e meninas nas aulas, mas uma noção compartilhada entre os sujeitos da certeza que os meninos eram mais aptos e capazes nas atividades, independente do conteúdo proposto. De acordo com o campo, meninos e meninas lidavam de maneiras distintas com aprendizagem de novos movimentos e conteúdos, sendo que, eles arriscavam-se mais nas aprendizagens.
 

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